AO VIVO:

Carregando

Carregando

Carregando

Música feita por Caetano Veloso para Ney Matogrosso em 1975, mas nunca gravada, vem à tona
Foto: Fernando Young / Marcos Hermes

MEMÓRIA – A partir de outubro de 1975, vários jornais e revistas começaram a noticiar, em colunas musicais, que Ney Matogrosso já idealizava o segundo álbum solo – previsto para ser gravado e lançado em 1976 – e que uma das primeiras músicas escolhidas para o disco seria a inédita Pássaro estrelado.

Composta por Caetano Veloso para o cantor, sob o impacto de ter visto Ney em cena no show Homem de Neanderthal naquele ano de 1975, a música Pássaro estrelado acabou ficando ausente do repertório do segundo álbum solo de Ney, Bandido, gravado e lançado de fato em 1976.

Decorridos 46 anos das notas na imprensa, a letra dessa música nunca gravada veio à tona neste fim de semana, em rede social, a partir de postagem do DJ Zé Pedro. Questionando a existência da música por conta de declaração de Ney em entrevista, o DJ recebeu a letra de Pássaro estrelado, enviada pelo administrador do site Caetano é foda.

Como atestado pelo documento abaixo, a letra de Pássaro estrelado é verdadeira, tendo sido enviada para a censura pela gravadora Continental em maio de 1976, obtendo a liberação para gravação e divulgação pública.

Eis a letra de Pássaro estrelado – escrita por Caetano com a expressiva intensidade de Ney – e a rigor publicada em setembro de 2020 no bloCaetano Veloso …en detalle, editado por Evangelina Maffei de Buenos Aires, Argentina:

Pássaro Estrelado (Caetano Veloso)

“Dentro de mim mora um monstro

Que é um pássaro estrelado

Que é uma porção de macacos

Que por sua vez se perdeu

Naquilo de que eu sou não

E esse pássaro apagado

Que pareço ser quem falo

À exceção quando canto

E exceto quando me calo

Dentro do meu coração

Quero dizer que te amo

Quero dizer que te mato

Quero que te despedaço

Quero-te desesperado

De amor, ciúme e paixão”


Fonte: Mauro Ferreira / Pop&Arte, do G1

  • COMPARTILHE
VEJA TAMBÉM

ENVIE SUA MENSAGEM

Peça sua música ou mande um recado para os locutores