AO VIVO:

Carregando

Carregando

Carregando

A única música brasileira na lista das 500 melhores da história na revista ‘Rolling Stone’

Quase duas décadas depois de lançar a lista das “500 melhores músicas de todos os tempos”, a revista “Rolling Stone” finalmente atualizou seu famoso ranking.

Para fazer a nova seleção, a publicação americana afirma que convocou mais de 250 artistas, músicos e produtores, além de críticos e jornalistas da indústria musical.

“Cada um enviou uma lista com um ranking de suas 50 músicas favoritas de todos os tempos, e tabulamos os resultados”, explica a revista.

No total, eles votaram em cerca de 4 mil músicas — e daí saiu a lista das 500 melhores.

De acordo com a publicação, a primeira versão da lista era repleta de canções de rock e soul, enquanto na nova edição predominam os gêneros hip hop, country moderno, indie, pop latino, reggae e R&B.

Das 500 novas músicas selecionadas, há apenas uma brasileira. A canção “Ponta de lança africano (Umbabarauma)”, lançada em 1976 por Jorge Ben, aparece como a 351ª colocada.

A música é a primeira faixa do álbum “África Brasil” (1976), de Jorge Ben, um “artista versátil”, segundo a revista, que “combinou sem esforço bossa nova e samba com rock e funk”.

A maior parte das canções são em inglês, sendo a maioria delas lançada nos Estados Unidos.

De acordo com a revista, mais da metade — 254 ao todo —não estavam presentes na lista original, publicada em 2004, incluindo um terço das 100 primeiras.

“O resultado é uma visão mais ampla e inclusiva do pop, música que continua a reescrever sua história a cada batida”, diz a revista.

As 10 melhores

Das 10 músicas eleitas as melhores de todos os tempos, oito são clássicos do século passado.

1 – “Respect”, Aretha Franklin (1967)

2 – “Fight the power”, Public Enemy (1989)

3 – “A change is gonna come”, Sam Cooke (1964)

4 – “Like a rolling stone”, Bob Dylan (1965)

5 – “Smells like teen spirit”, Nirvana (1991)

6 – “What’s going on”, Marvin Gaye (1971)

7 – “Strawberry fields forever”, The Beatles (1967)

8 – “Get ur freak on”, Missy Elliott (2001)

9 – “Dreams”, Fleetwood Mac (1977)

10 – “Hey ya!”, Outkast (2003)

Ao contar a história por trás de “Respect”, a “Rolling Stone” observa que a canção “catalisou o rock & roll, o gospel e o blues para criar o modelo de soul music que os artistas continuam a buscar na atualidade”.

“Em suas memórias de 1999, Franklin escreveu que a música refletia ‘a necessidade do homem e da mulher comuns na rua, do homem de negócios, da mãe, do bombeiro, do professor; todos eles queriam respeito’. Ainda queremos.”


Fonte: BBC

Foto de capa: Getty Images via BBC

  • COMPARTILHE
VEJA TAMBÉM

ENVIE SUA MENSAGEM

Peça sua música ou mande um recado para os locutores