AO VIVO:

Carregando

Carregando

Carregando

Gustavito lança “Metta”, primeira música inédita depois de 2 anos

Nesta quarta-feira (25), o cantor e compositor mineiro Gustavito apresenta a sua mais recente música, “Metta”, lançada pelo selo Pequeno Imprevisto. A canção, de sua autoria, corresponde à primeira faixa do disco “Aho/Aha”, que o artista vai lançar em pílulas, a partir de agora e até novembro. “Esse álbum é um projeto duplo, na verdade. Serão 17 músicas divididas em dois momentos, o ‘aho’ e o ‘aha’ – aos moldes, aí, da divisão nas polaridades do yan/yang, do dia e da noite”.

O lado Aho, salienta ele, trará músicas “mais extrovertidas, mais fortes”. “E o lado Aha, as mais introspectivas. “Mais emocionais”. Se o processo tem start com o lançamento desta quarta, estão previstas, ainda, várias outras etapas até o disco duplo estar todo disponível nas plataformas, como a apresentação de um segundo single, também com videoclipe, e, daí, a revelação da primeira parte do trabalho, que é o Aho. “Na sequência, mais clipes, e, então,a segunda parte, Aha. Ou seja, esse lançamento vai se estender até novembro, com vários materiais”.

Gustavito conta que a faixa “Metta” tem um subtítulo: ‘Todo ser merece ser’. “É uma música que versa sobre uma meditação, chamada Metabavana, ensinada dentro de um retiro, o Vipassana, no qual se fica dez dias em um regime de silêncio total, praticando meditação numa rotina monástica. Começa quatro horas da manhã e daí se medita o dia inteiro, em silêncio”, narra ele, que viveu a experiência.

Gustavito conta que é processo muito profundo, de mergulhar no espaço interior. “Para conseguir limpar memórias, encontrar consigo mesmo. Mas é um processo também bastante dolorido. No último dia, eles indicam que você deve fazer uma outra meditação, que visa emanar, para o universo, o desejo de que todos os seres sejam felizes, que vivam em paz e que sintam a energia do amor. Porque, ao emanar essa energia, automaticamente vem um bem estar também pra gente. Quanto mais a gente consegue se conectar com essa energia do amor incondicional, de desejar o bem para todos os seres, mais a gente também se sente bem”.

O artista orgulha-se ainda de, depois desse retiro, estar conseguindo realizar as práticas de meditação diariamente. “Realmente as introduzi no meu dia a dia, é algo que faço até hoje – ele (retiro) aconteceu em 2018. E, no início, sempre que acabava as práticas, começava a improvisar alguns versos, com essa intenção da Metta. Ficava cantando, sem violão mesmo, e improvisando, evocando essa ideia de que todos os serem sejam felizes – todos, todos, todos. Aos poucos foi nascendo a harmonia. Peguei o violão, fui fixando a melodia e a música nasceu”.

Gustavito compartilha o fato de o público que o acompanha nos últimos anos sempre peder para que ele toque essa música. “Aliás, ela já esteve em playlists de partos. Amigas minhas que iam ter neném pediam para que eu gravasse, e isso foi muito especial. E acredito ainda que ela tem muito a ver com o momento planetário atual. Ela vem bem a calhar, pode ser também interpretada como um hino de respeito à diversidade, dizendo aí que ‘todo ser merece ser’, independentemente de raça, de credo, etnia. Também seres humanos de todas as idades, de todos os países, de todos os tipos. E os seres animais, vegetais. Isso também está no clipe, a gente usou uma lente macro que pega detalhes bem fortes de olhos de seres humanos, animais, plantas, fungos”. 

O lançamento marca o retorno discográfico de Gustavito após dois anos sem lançar material inédito – seu último disco, “Universo Reflexo”, é de 2019. No novo trabalho, Gustavito aparece pela primeira vez munido apenas de voz e violão, formato que o músico costuma usar em suas apresentações, mas que até aqui permanecia inédito em sua discografia.

Gustavito – “Metta”

Nesta quarta, 25, em todas as plataformas digitais

Lançamento: Pequeno Imprevisto


Fonte: Patrícia Cassese / O Tempo

Foto de capa: Divulgação

  • COMPARTILHE
VEJA TAMBÉM

ENVIE SUA MENSAGEM

Peça sua música ou mande um recado para os locutores